728x90 AdSpace

Recentes

Ads[none]

Ads[none]

sexta-feira, abril 22, 2016

America Latina - O Continente Negligenciado com 50.000 evangélicos em 1900


O livro de Lucy Guinness, The Neglected Continent ("O Continente Negligenciado") sublinhava a "negligência espiritual da América do Sul" e ajudou a despertar muitos cristãos para a sua responsabilidade.           

Calcula-se que em 1900 havia apenas 50.000 cristãos evangélicos em toda a América Latina, cuja cifra praticamente centuplicou nos 50 anos que se seguiram e excede hoje a casa dos 40 milhões.

Em lugar algum  o cristianismo cresceu tão rapidamente nestes últimos séculos como na América Latina.

O motivo das juntas missionárias protestantes terem negligenciado a América Latina é um aspecto intrigante do "Grande Século" das missões no estrangeiro, pois não há explicação satisfatória... para a indiferença.

Alguns historiadores das missões dão algumas razões ou mesmo uma explicação satisfatória para a negligência. Eis aqui alguns fatores, do porque a América Latina ficou desprezada pelas juntas de Missões estrangeiras que investiam muito no Oriente, Ásia e África:

1. A violenta oposição católica romana tornava às missões para a América Latina pouco atraentes ou até impossíveis:

2. A América Latina não possuía a atração ligada de alguma forma às regiões como o Oriente, a Africa ou os Mares do Sul.

3. Argumentavam que a América Latina já era nominalmente cristã e portanto a atividade protestante nessa área não podia ser propriamente classificada como missões da mesma maneira que a obra na Índia, China e África.

4. Queriam alcançar pontos onde Cristo nunca fora anunciado e que não era o caso da América Latina.

C.I. Scofield - Editor bíblico e fundador da Missão para a América Central


Em 1880, a América Central chamou a atenção de C.I. Scofield. Os americanos vizinhos se aventuraram por quase metade do mundo, mas tinham praticamente esquecido seus vizinhos do lado. Hudson Taylor foi um dos que causaram a maior impressão sobre Scofield na área das missões.      

Os dois ficaram amigos e Taylor influenciou profundamente a visão missionária de Scofield, que não ficou passivo e em 1890 reuniu alguns líderes da igreja em sua casa, a fim de organizar a Missão para a América Central. Depois de 4 meses a missão já tinha seu primeiro candidato William McConnell que foi para  Costa Rica e em 1894 mais 7 missionários.


Assim declarou um estudioso em missões ao contemplar a situação da América Latina: "Parece-me estranho que um campo tão grande e verde, jazendo à nossa porta, com suas várias nações, tenha sido absolutamente negligenciada durante todo o século das missões... Existem grandes tribos que podem ser alcançadas em dez dias de Nova Orleans, ao custo de 50 dólares. Quem irá?

Hoje a missão fundada por Scofield possui mais de 300 missionários em seis repúblicas centro americanas, além do México.

Paul Fleming - fundador da Missão Novas Tribos

Fleming retornara da Malásia enfermo, e foi encorajado e assistido por Cecil Dye um jovem pastor de Michigan. Ambos tinham interesse nas tribos remotas que permaneciam intocadas pelo Evangelho. Assim a missão foi fundada em 1942 e o alvo eram 10 milhões índios que viviam na parte ocidental da América do Sul.


Em l943 cinco missionários foram martirizados e houve mais tragédias penosas em 1949. No ano seguinte  foi comprado um avião que caiu na Venezuela e todos a bordo morreram. Um segundo avião foi comprado e no seu primeiro voo caiu durante uma tempestade sobre os Grand Tetons, em Wyoming, matando a todos, inclusive Paul Fleming, o fundador da missão.

Apesar dos reveses e adversidades e mortes, a Missão Novas Tribos cresceu e, em 1980 patrocinava mais de 1.600 missionários que estavam levando o evangelho a mais de 140 tribos ao redor do mundo.


Apesar de que a América Latina ficou praticamente negligenciada por muito tempo da visão das missões, Deus teve complacência e enviou dezenas e centenas de missionários das mais diversas denominações para evangelizar o Continente Negligenciado, hoje somos milhões de evangélicos e estamos enviando missionários para o estrangeiro, inclusive para os países que nos evangelizaram.



A Deus toda gloria e gratidão, pois Ele nunca se esqueceu de nós.

Pastor Antonio Romero Filho
America Latina - O Continente Negligenciado com 50.000 evangélicos em 1900 Reviewed by Pr. Antonio Romero Filho on sexta-feira, abril 22, 2016 Rating: 5 O livro de Lucy Guinness, The Neglected Continent ("O Continente Negligenciado") sublinhava a "negligência espiritual da...

Reações:

Nenhum comentário:

Ads[none]